terça-feira, 8 de novembro de 2016

Lá vem o Homem da Meia-Noite CARNAVAL 2017

Lá vem o Homem da Meia-Noite CARNAVAL 2017
foto aquivo Homem da Meia Noite

Sua historia:
Olinda, 02 de fevereiro de 1932.
Nas ladeiras estreitas e misteriosas da velha Marim, nasce um Mito chamado O Homem da Meia Noite. Tudo começou da dissidência da Troça Carnavalesca Cariri de Olinda. Conta-se que na década de 20, um velhinho vinha do Ceará montando um burrinho, animal típico do sertão nordestino, o velhinho vendia couros de animais e ervas medicinais na cidade. Criativo e irreverente jovens da cidade resolveram homenagear este senhor criando uma agremiação que a partir daquele momento abriria o carnaval de Olinda, essa abertura oficial durou até 1932, sempre às 05:00hs da manhã do domingo de carnaval. Seis homens fundaram o Homem da Meia Noite, foram eles: Benedito Bernardino da Silva, Sebastião Bernardino da Silva, Eliodoro Pereira da Silva, Luciano Anacleto de Queiroz,Cosme José dos Santos e Manoel Joaquim dos Santos. Depois de sua fundação, o Homem da Meia Noite, o maior de todos os gigantes do Brasil passou a abrir oficialmente o carnaval sempre a zero hora do sábado de Zé Pereira. Alguns admiradores e historiadores do gigante contam duas versões sobre a origem desse símbolo cultural Pernambucano. 
A primeira versão:
Conta que Luciano Anacleto de Queiroz era um apaixonado pela sétima arte, em um belo dia de domingo foi ao cinema assistir a um filme chamado "O ladrão da Meia Noite"era uma história de um ladrão de classe, que saia de traz de um relógio sempre a meia noite causando pânico pelas ruas, Anacleto então criou o Homem da Meia Noite para homenageá-los. 
A segunda versão:
Retrata que o marceneiro e músico Benedito Bernardino, ficava noite adentro na calçada de sua casa, na estrada do Bonsucesso. Nos finais de semana, especificamente do sábado para o domingo, Benedito observava um homem, alto, forte, e elegante, trajando sempre as cores verde e branca, com chapéu preto e dente de ouro, este homem sempre o cumprimentava com um belo sorriso. Desconfiado, pois pessoas estranhas trafegando pela cidade nas madrugadas dos anos 30 era um fato pouco comum. Benedito então, resolveu seguílo e descobriu que o homem pulava as janelas das donzelas da cidade para namorar. Voltando para casa lhe veio a ideia de homenagear o Don Juan. 
O Percurso:
O Homem da Meia Noite tem um percurso atual de quase 5 km em quase 5 horas de desfile, pelas principais ruas de Olinda. Em tempos remotos o clube chegou a desfilar 30 km, realizando uma verdadeira romaria popular, indo de Olinda até o Recife no dia do desfile. Orações, flores e muita cachaça são destinados ao Calunga num verdadeiro ritual para a troca de sua roupa todos os anos. Quando sai às ruas, choros e muita emoção marcam um dia inesquecível para todos os Olindenses que possuem verdadeiras paixões pelo Calunga...
Em coletiva, hoje em sua sede 08 de novembro de 2016
O Presidente da agremiação Senhor Luiz Adolpho junto com sua diretoria e muitos apaixonados pelo GIGANTE apresentou nesta manhã o Carnaval 2017, uma grande e linda homenagem Com o tema Negro Rei mais que merecida ao Mestre Afonso do Leão Coroado, ao Maestro Israel de França, aos Capoeiristas, ao bailarino Paulo Cristo e às raízes afro, ele (o Calunga) completa 85 anos de magia e reinado e será vestido pelo Bongar! Viva o Homem da Meia Noite! Seja mais que bem vindo ao carnaval 2017!
Falar, reproduzir a historia e seu legado em tantas tradições que carrega este gigante emocionam demais, SALVE O CARNAVAL DE OLINDA E PERNAMBUCO – SALVE O HOMEM DA MEIA NOITE!
Que venha logo o Carnaval de Olinda 2017.


Fonte da matéria: Sede do Homem da Meia Noite 
Publicação: Wagner Souto repórter 
DRT/PE 5951
Fone zap: 98633-3188


Nenhum comentário:

Postar um comentário